Eficácia do uso da terapia de pressão negativa na prevenção de complicações e cicatrização da ferida cirúrgica
Código: SS-343
- Data: 09/01/2026 00:00:00
Resumo:
A infeção do local cirúrgico (ILC) e a deiscência do local cirúrgico (DLC) são duas das complicações mais frequentes da ferida cirúrgica, tendo impacto direto no tempo de cicatrização deste tipo de ferida e, consequentemente, no tempo de hospitalização e na necessidade de reintervenção cirúrgica. A terapia por pressão negativa (TPN) tem vindo a ganhar reconhecimento no âmbito da prevenção e tratamento destas complicações, mas ainda se verifica uma ambivalência de opiniões considerável.
Posto isto, e com o objetivo de compreender a eficácia da TPN na cicatrização da ferida cirúrgica, procedeu-se à elaboração de uma revisão da literatura conduzida pela abordagem PICO, partindo-se da questão de investigação “Qual a eficácia da TPN na prevenção de complicações e cicatrização da ferida cirúrgica?”. Foi realizada, entre abril e maio de 2025, uma pesquisa nas bases de dados PubMed, CINAHL, MedLine e B-ON, da qual foram selecionados nove estudos realizados com adultos submetidos a cirurgias de certas especialidades – ortopedia, cirurgia geral (restringindo a laparotomias), neurocirurgia e cirurgia vascular – comparando o uso da TPN com o uso dos pensos convencionais e o respetivo resultado na evolução da ferida cirúrgica.
De um modo geral, verificam-se melhores resultados com o uso da TPN do que com o uso do penso convencional, apesar de, em alguns estudos, não ter sido possível obter-se significância estatística e de haver determinados tipos de cirurgia em que foram obtidos melhores resultados com o uso da TPN do que noutros.
Para além dos resultados obtidos nesta RL terem sido satisfatórios, destacou-se a necessidade de realizar mais estudos nesta área, no sentido de uniformizar o uso da TPN e de direcioná-la a quem realmente necessita e obtém ganhos em saúde com o seu uso. ----------------------------------------------------------------------
DOI: https://doi.org/10.67012/KBMX4054
Francisca Melo
Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira
Natalie Guerra
Hospital Cruz Vermelha