Qual a evidência científica acerca do tratamento da dermatite associada a incontinência em adultos?
Código: SS-302
- Data: 26/07/2024 00:00:00
Resumo:
A dermatite associada à incontinência (DAI) é um tipo de dermatite de contato que ocorre pela exposição prolongada da pele a urina e/ou fezes. É frequentemente realizado um diagnóstico errado e, consequentemente, um tratamento inadequado porque a oferta é múltipla. Este artigo de revisão de literatura tem como objetivo evidenciar produtos no tratamento da DAI.
Neste Revisão da Literatura, partiu-se da questão de investigação: Qual a evidência científica acerca do tratamento da dermatite da fralda em adultos? A pesquisa foi realizada na plataforma EBSCOhost - Research Databases, nas bases de dados Medline, Cinahl, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive e Cochrane, partindo da equação de pesquisa DERMATITIS AND TREATMENT, com o friso temporal a partir de 2010, em inglês e português, texto integral e em adultos.
Obtiveram-se nove artigos. A implementação de um regime de cuidados estruturado no âmbito da gestão da incontinência, estratégias de limpeza, formas de hidratação e métodos de proteção permitem tratar a DAI. O único produto que surge na literatura possível de adquirir seria um creme de proteção com polímero acrílico.
Existe falta de evidência para recomendar qualquer produto em detrimento de outro para tratamento. É necessária mais investigação sobre a eficácia dos produtos no tratamento da DAI. Não existem diretrizes nacionais para a prevenção e o tratamento da DAI.
Paula Henriques
Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca
Teresa Silveira
ESSCVP-Lisboa