Efeito cascata: a experiência traumática de parto
Código: SS-290
- Data: 10/05/2023 00:00:00
Resumo:
O trauma é uma resposta emocional individual derivada de um estímulo psicológico intenso com impacto nos mecanismos normais de coping. Para muitas mulheres, a sua experiência de parto é um momento negativo, traumático e com múltiplas repercussões. Neste artigo de revisão, pretende-se mapear a evidência científica sobre a experiência traumática de parto e dar resposta à seguinte questão de investigação: “Qual o impacto da experiência traumática de parto na mulher e equipa multidisciplinar?”.
A seguinte equação de pesquisa {(Birth Trauma OR Perinatal Trauma OR Perinatal Emotional Trauma OR Traumatic Birth Experience OR Traumatic Birth) AND (Midwifery OR Childbirth)} foi utilizada na pesquisa em bases de dados (CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Cochrane Central Register of Controlled Trials e Pubmed). Foram selecionados 13 artigos após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão.
As mulheres atribuem vários fatores ao trauma, entre os quais pressão emocional, abuso verbal/físico, discriminação, falta de comunicação, apoio e/ou escolhas. A experiência traumática de parto tem impacto não só na saúde mental e física das mulheres, mas também na relação mãe-filho, aleitamento materno e desenvolvimento infantil. Além disso, perturba a relação com os profissionais e serviços de saúde e pode reduzir o número de filhos que os casais decidem ter. Para a mulher, este trauma pode inclusive conduzir ao Transtorno de Stress Pós-Traumático. Para além de consequências materno-infantis, para os profissionais de saúde envolvidos, esta experiência pode causar sintomas e consequências específicas.
Elisa Ferreira
Hospital de Santa Maria
Aida Rufino
Hospital de Santa Maria
Mariana Serpa Fernandes
Hospital de Santa Maria