Modelo dos sistemas de Betty Neuman no cuidado à mulher vítima de violência doméstica na gravidez e pós-parto
Código: SS-289
- Data: 10/05/2023 00:00:00
Resumo:
A violência doméstica é um grave problema de saúde pública que ameaça a estabilidade do sistema/cliente, com repercussões importantes na saúde física, mental e materno-infantil. Sendo o Modelo dos Sistemas um modelo dinâmico focado na relação do cliente e ambiente circundante, a sua aplicabilidade nesta área pode ser uma mais-valia para a qualidade dos cuidados de enfermagem.
Com o objetivo de mapear a evidência científica sobre a violência doméstica na grávida e na puérpera e refletir sobre a aplicabilidade do Modelo dos Sistemas de Betty Neuman na intervenção junto da vítima de violência doméstica na gravidez e pós-parto, foi realizada pesquisa em bases de dados (MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Biblioteca Virtual da Saúde, PUBMED) com a equação de pesquisa {(intimate partner violence OR domestic violence) AND (obstetric nurs* OR Midwife*)}. Foram selecionados 16 artigos.
Este tipo de violência pode ter início, ocorrer ou agravar-se durante o período vulnerável da gravidez. A aplicabilidade deste modelo nesta área de intervenção é uma ferramenta útil para estruturação dos cuidados de enfermagem obstétrica na mulher em idade fértil, permitindo a atuação nos diferentes níveis de intervenção: prevenção, rastreio e intervenção junto das vítimas.
Elisa Ferreira
Bloco de Partos do Hospital de Santa Maria
Maria Maceiras
ESSCVP-Lisboa