Um olhar sobre a segurança do doente nos cuidados de saúde primários: revisão da literatura
Código: SS-287
- Data: 04/04/2023 00:00:00
Resumo:
Introdução: A segurança do doente é uma dimensão multifatorial essencial na garantia da qualidade na prestação dos cuidados de saúde e transversal a todos os contextos. Atualmente deve ser encarada como uma necessidade intrínseca a todos os serviços de saúde envolvendo e sensibilizando todos os intervenientes no processo de cuidados.
Objetivo: Analisar a produção científica sobre a segurança do doente no contexto dos cuidados de saúde primários.
Método: Revisão da literatura.
Resultados: Da análise efetuada emergem como principais áreas de intervenção: a otimização da comunicação entre todos os profissionais envolvidos no processo de cuidados; o trabalho em equipa; a necessidade de assegurar os recursos humanos adequados e condições de trabalho seguras; a formação; a atualização e simplificação dos sistemas de notificação, que se foquem na aprendizagem e não no erro; e a necessidade permanente de avaliação da cultura de segurança, através de instrumentos adaptados, que permitam conhecer as realidades de forma a procurar estratégias de melhoria que beneficiem e traduzam os ganhos em saúde.
Considerações finais: Profissionais sensibilizados para a segurança do doente procuram nos seu locais de trabalho assegurar condições que garantam cuidados seguros e de qualidade. Uma prática consciente e motivada para a cultura de segurança e a continuidade da investigação na área contribuirão para que esta se torne uma realidade efetiva no contexto dos cuidados de saúde primários.
Dora Carteiro
ESSCVP-Lisboa
Mariana Ramos
ESSCVP-Lisboa
Susana Pereira
ESSCVP-Lisboa
Isabel Lucas
ESSCVP-Lisboa
Leila Sales
ESSCVP-Lisboa