Prevenção e controlo da violência contra os profissionais de saúde: A importância do papel do Enfermeiro do Trabalho
Código: SS-284
- Data: 23/02/2023 00:00:00
Resumo:
A violência contra profissionais de saúde é um problema nas instituições, pondo em risco a qualidade e a segurança dos cuidados prestados à população. É precisamente neste ponto que a intervenção do Enfermeiro do Trabalho se torna uma mais-valia, pelo que iremos refletir acerca da mesma e analisar de que forma se pode atuar.
O objetivo deste estudo foi reconhecer e demonstrar a importância do papel do Enfermeiro do Trabalho na prevenção e atuação, em caso de ocorrência de violência contra os profissionais de saúde da instituição.
Foi efetuada uma revisão da literatura utilizando as bases de dados científicas Google académico, B-On, EBSCO e WHO Global Index Medicus. Uma vez que existem poucos artigos publicados no âmbito da temática em estudo, optámos e incidimos a nossa pesquisa sobretudo em normas, despachos e circulares normativas de entidades nacionais e internacionais como a Direção-Geral da Saúde, a Autoridade para as Condições do Trabalho, a Ordem dos Enfermeiros, a Organização Mundial da Saúde e outras associações/entidades relevantes. Foi elaborado um instrumento de recolha de dados - questionário (Figura 1).
A subnotificação das situações de violência continua a ser uma barreira ao real conhecimento desta situação. O papel do Enfermeiro do Trabalho é essencial tanto na prevenção como na intervenção, por forma a fomentar ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Os Enfermeiros, em comparação com os restantes profissionais de saúde, são o grupo mais exposto a qualquer tipo de violência e que por medo e/ou represálias não notificam a ocorrência nem partilham com os pares.
Filipa Branco
Câmara Municipal de Lisboa – Departamento de Saúde, Higiene e Segurança, Lisboa
Inês Pratas
Hospital Distrital de Santarém – Unidade de Cuidados Intensivos, Santarém