Intervenções para prevenir o risco de quedas em idosos hospitalizados: uma revisão da literatura
Código: SS-278
- Data: 12/07/2022 00:00:00
Resumo:
Introdução: O envelhecimento é um fenómeno social que afeta a população mundial e cujas alterações resultantes contribuem para o aumento de quedas. As quedas têm vindo a aumentar a morbilidade e a mortalidade dos idosos, provocando um grande impacto financeiro.
Objetivo: Sintetizar a evidência na literatura sobre as intervenções para a prevenção de quedas em idosos hospitalizados.
Método: Revisão scoping baseada na metodologia de Joanna Briggs Institute (JBI). A pesquisa foi realizada em novembro de 2021, usando bases de dados internacionais CINAHL, Nursing and Allied Health Collection, Cochrane, Mediclatina, Medline Complete, SciELO e também no Portal de Búsqueda de la BVS Enfermaria Information y Conocimiento para la Salud, em inglês, espanhol e português. Foram utilizados os descritores: “elderly” AND “hospitalization” AND “falls” AND “preventive measures”.
Resultados: Medidas como a avaliação do risco de queda, ajuste da terapêutica, disposição adequada do mobiliário e ajuste da luminosidade (luz de presença no período noturno) reduzem as quedas. O recurso à contenção física (doentes com delírio) e identificação/ sinalização do idoso com maior risco de queda, são intervenções também identificadas na literatura. A atividade física, enfatizando o equilíbrio e o treino de força, aumentam a capacidade funcional e diminuem consequentemente as quedas.
Conclusões: A implementação das intervenções referidas constitui-se como fundamental para uma recuperação hospitalar de qualidade e sem sequelas associadas a eventos de quedas. Com recurso a uma avaliação precoce do risco de quedas, baseada em escalas validadas e vigilância contínua, conseguir-se-á uma redução do número de quedas nos idosos hospitalizados.
António Borges
Hospital das Forças Armadas
Ana Filipa Ribeiro
CHULC - Hospital D. Estefânia
Ana Rute Trindade
Santa Casa da Misericórdia
Higino Batista dos Santos
?