Associação entre a velocidade da marcha e a participação social em pessoas com esclerose múltipla: uma revisão sistemática
Código: SS-250
- Data: 25/08/2020 00:00:00
Resumo:
Objetivo: Compreender a associação entre a velocidade da marcha e a participação social em pessoas com esclerose múltipla (EM).
Metodologia: A presente revisão sistemática adotou a metodologia PRISMA. A pesquisa bibliográfica incluiu estudos em português/inglês, publicados até dezembro de 2019, sobre pessoas diagnosticadas com EM e se disponíveis nas bases de dados PubMed e Scopus. Estudos elegíveis abordaram a velocidade da marcha e a participação social em pessoas com EM. A seleção dos estudos foi realizada por dois investigadores independentes. Após a seleção dos estudos por título e resumo, foi realizada a análise do texto integral dos estudos por outros dois investigadores, assim como a sua análise de qualidade metodológica utilizando a Critical Appraisal Checklist do Joanna Briggs Institute (JBI).
Resultados: Dos 3726 estudos identificados, sete cumpriram os critérios de elegibilidade definidos. Os estudos de Kierkegaard et al. (2012) e de Cattaneo et al. (2017) destacam-se pela sua elevada qualidade metodológica. Deteta-se variabilidade e pouca especificidade na avaliação da participação social. Valores de velocidade de marcha elevados estão associados a uma participação social ativa, com uma tendência para valores mínimos de velocidade de 0,95m/s serem indicativos de uma participação social mínima.
Conclusão: A presente revisão sistemática permite concluir que existe uma tendência para uma associação positiva entre a velocidade da marcha e a participação social em pessoas com EM. Futuros estudos na área deverão procurar melhorar a seleção de instrumentos de avaliação para a participação social na pessoa com EM.
Ariana Lopes
Escola Superior de Saúde de Leiria
Carolina Vieira
Escola Superior de Saúde de Leiria
Juliana Ferreira
Escola Superior de Saúde de Leiria
Margarida Martins
Escola Superior de Saúde de Leiria
Cândida Silva
Escola Superior de Saúde de Leiria
Marlene Rosa
Escola Superior de Saúde, Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal