Estudo de caso – Uma abordagem da Fisioterapia num caso de enxaqueca
Código: SS-243
- Data: 15/07/2020 00:00:00
Resumo:
Objetivo – Reportar uma abordagem da Fisioterapia num caso de cefaleias primárias do tipo enxaqueca durante os ciclos menstruais.
Método – Estudo de caso, ao longo de 10 sessões em 3 meses, usando mobilização da coluna, técnicas neurodinâmicas e miofasciais, correção postural, ensino de exercícios e estratégias de coping, para diminuição dos sintomas e da frequência dos surtos. Avaliaram-se resultados com a Escala Numérica da Dor (END), a Escala de Felicidade Subjetiva (EFS) e a Escala de Perceção Global de Mudança (EPGM).
Resultados – Após dois meses de tratamento registou-se a resolução dos sintomas iniciais de cefaleia (9/10 END), de sensação de “pressão” (4/10 END), e de dor cervical e do ombro direito (2/10 END). No final das 10 sessões a EFS aumentou de 16 para 20/28 e obteve-se a pontuação máxima de 7 na escala EPGM.
Conclusão – O tratamento da enxaqueca com recurso à terapia manual, exercício e ensino ao utente, melhorou significativamente a qualidade de vida, eliminado os sintomas e melhorando o comportamento emocional e a linguagem corporal da utente.
Érica Balseiro
Physioclem
Henrique Relvas
Área de Ensino de Fisioterapia – Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa; Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa
Marco Clemente
Physioclem
João Casaca Carreira
ESSCVP