Eosinofilia e exacerbações na DPOC
Código: SS-224
- Data: 23/01/2020 00:00:00
Resumo:
Na fisiopatologia da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) existe uma inflamação persistente das vias aéreas que é evidenciada por um número de neutrófilos aumentado quer no sangue, quer na expetoração. Nos últimos anos várias investigações têm surgido com resultados que sugerem que a eosinofilia, mais comum em indivíduos com asma, pode também estar presente em doentes com DPOC e relaciona-se com a ocorrência de exacerbações, contribuindo desse modo para um maior declínio da função pulmonar. O objetivo desta revisão da literatura foi investigar o papel dos eosinófilos nas exacerbações em doentes com DPOC.
Realizou-se uma pesquisa de artigos relacionados com o tema, tendo sido considerados artigos originais e de revisão da literatura que se encontrassem de forma livre e disponível, obtendo-se 14 trabalhos que serão abordados nesta revisão da literatura.
Verificou-se que valores de eosinófilos relativamente altos se associam a uma melhor qualidade de vida, menor risco de infeções e maior taxa de sobrevida nestes indivíduos, estando estes efeitos provavelmente relacionados com o papel que os eosinófilos têm na resposta imune a agentes patogénicos.
Apesar da escassez de estudos apurou-se que os eosinófilos desempenham um papel importante como preditores de risco de exacerbações na DPOC.