As intervenções de Enfermagem no cuidar espiritual
Código: SS-221
- Data: 07/10/2019 00:00:00
Resumo:
Introdução: A espiritualidade está relacionada com a atribuição de um significado à vida e, sendo uma das dimensões constituintes do ser humano, é importante todos. O apoio espiritual faz parte do direito dos doentes, contudo é por vezes negligenciado, mesmo em enfermagem.
Objetivo: Rever na literatura científica quais as intervenções de enfermagem promotoras da espiritualidade.
Metodologia: Revisão integrativa da literatura. Partiu-se da questão de investigação “Quais as intervenções de enfermagem promotoras da espiritualidade” e realizou-se uma pesquisa nas bases de dados CINAHL Complete, MedicLactina, MEDLINE Complete, SCIELO Portugal e Nursing Allied Health Collection: Comprehensive, através dos descritores “Enfermagem” e “Espiritualidade”. Foram incluídos artigos escritos em Português, Inglês e Espanhol, publicados entre novembro de 2014 e 2019.
Resultados: Obtiveram-se 13 artigos que apresentavam intervenções de enfermagem dirigidas à espiritualidade, designadamente: encorajar a participação em atividades religiosas; promover atividades como música, arte, contacto com a natureza; incentivar a procura de significado; incentivar a expressão do medo; apoiar a prática da caridade; estar presente.
Conclusão: Apesar dos cuidados espirituais serem prestados em situações de doença prolongada, aos familiares dos doentes, na área da saúde mental e psiquiatria, são mais abordados nos cuidados paliativos. É unanime entre os autores dos artigos selecionados para esta revisão de literatura, que existem várias barreiras que impedem os enfermeiros de prestar cuidados espirituais, tais como a falta de conhecimento/formação, falta de recursos, falta de tempo, o que reforça a importância da inclusão do tema e simulação prática na formação académica dos estudantes de enfermagem.
Susana Castanheira
ESSCVP
Alexsandro Domingos
ESSCVP