Crescimento e atividade desportiva
Código: SS-207
- Data: 05/09/2017 00:00:00
Resumo:
A prática desportiva é, comprovadamente, benéfica no crescimento, na prevenção da obesidade e no desenvolvimento das capacidades de socialização e de trabalho em equipa por parte dos jovens. Daí, o seu crescente envolvimento nesta atividade, quer por mero lazer, quer no âmbito competitivo, onde se procura atingir determinados objetivos com vista ao aumento da performance, quer individual, quer coletiva.
Assim sendo, pretende-se perceber, como a prática de um desporto de competição – caso do futebol – nos escalões mais jovens, influencia o seu crescimento e desenvolvimento.
Foram formados dois grupos para comparação: o grupo experimental – G1 –, incluiu elementos com prática competitiva do futebol; e o outro grupo, o G2, ou grupo de comparação, incluído por elementos sem prática de qualquer atividade desportiva, fora do âmbito escolar, há, pelo menos, 1 ano. Os grupos foram constituídos por alunos do ensino oficial, com idades entre os 14 e os 16 anos. Em ambos os grupos foram avaliadas as variáveis: peso, altura, índice de massa corporal, perimetria tóraco-abdominal, em três planos, e o comprimento dos membros superiores e inferiores. Os resultados obtidos foram submetidos ao programa SPSS, versão 25, e utilizados, para além da estatística descritiva, os testes de verificação da normalidade da amostra, de Kolmogorov-Smirnov e de Shapiro-Wilk; os testes de Levenne e o T-test, para as variáveis com distribuição normal; e o teste U de Mann-Whitney, para as variáveis de distribuição não normal. A significância foi de p = 0,05.
Os resultados obtidos não demonstraram diferenças significativas entre os dois grupos.