Relação entre os parâmetros funcionais respiratórios e a dessaturação de O2 durante a prova de marcha de 6 minutos, em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crónica
Código: SS-165
- Data: 08/06/2016 00:00:00
Resumo:
As Provas de Função Respiratória (PRF) são úteis para identificar e quantificar as alterações ventilatórias nomeadamente na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Também a Prova de marcha dos 6 minutos (PM6’) tem vindo a tornar-se essencial para a avaliação da capacidade funcional de cada indivíduo nos mesmos doentes, quer através da dessaturação de O2 durante a realização da mesma, quer através da distância percorrida pelos indivíduos.
Os objetivos do presente estudo foram identificar qual ou quais os parâmetros funcionais respiratórios que se correlacionam com a dessaturação de O2 durante a PM6’ em indivíduos com DPOC, verificar se a gravidade da limitação do débito aéreo se correlaciona com a dessaturação de O2 durante a PM6’ em indivíduos com DPOC e averiguar se a gravidade da limitação do débito aéreo se relaciona com a distância percorrida durante a PM6’ nos mesmos indivíduos.
A amostra foi constituída por 121 indivíduos de ambos os géneros com diagnóstico de DPOC, que realizaram PFR e PM6’ tendo ocorrido dessaturação de O2 durante a última. Os indivíduos foram divididos em graus de gravidade da limitação do débito aéreo pelos critérios ATS/ERS e dentro destes, por género. Os testes estatísticos utilizados foram as correlações de Pearson e Spearman.
Não foram encontradas correlações entre os parâmetros funcionais respiratórios e a saturação periférica de oxigénio (SpO2). Relativamente à relação dos graus de gravidade da limitação do débito aéreo e a SpO2 também não foram encontradas correlações. Foi encontrada correlação significativa entre os graus de gravidade da limitação do débito aéreo e a distância percorrida na PM6’.
Vences-Lau Calundungo
ESSCVP
Liliana Raposo
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital Pulido Valente