Inovação em saúde: fundamentos e desafios
Código: SS-154
- Data: 23/11/2015 00:00:00
Resumo:
A Inovação é um campo de estudo cujos fundamentos podem ser aplicados em diversas áreas do conhecimento. Actualmente, em função da agenda europeia “Europa 2020”, a Inovação constitui-se como um dos principais eixos de desenvolvimento para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo no espaço da União Europeia, com implicações e objectivos a atingir por todos os seus estados membros.
A Inovação em Saúde vai para além das descobertas científicas em diversas das suas disciplinas. Ela encerra oportunidades e desafios e deverá compreender uma nomenclatura própria que a dinamize e torne consequente.
O potencial de Inovação em Saúde verifica-se ao nível do recurso à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, designadamente ao nível das soluções/práticas em e-health, mas também em termos do surgimento de iniciativas de Empreendedorismo e Inovação Social.
O ensino/formação de profissionais de saúde deverá igualmente responder aos desafios de inovação, na perspectiva de os preparar enquanto agentes de mudança e de desenvolvimento do sector.
Carlos Reis Marques
Consultor em Estratégia & Inovação