Síndrome de obstrução das vias aéreas periféricas: que parâmetros analisar?
Código: SS-148
- Data: 19/07/2015 00:00:00
Resumo:
Introdução: O síndrome de obstrução das vias aéreas periféricas caracteriza-se pela alteração de certos parâmetros ventilatórios, que não correspondem aos mais comummente encontrados no estudo da mecânica ventilatória. Apesar de pouco estudado, encontraram-se alguns trabalhos na literatura que indicam a sua relação com determinadas patologias respiratórias e com a obesidade.
Objetivos: identificar se existem outros parâmetros ventilatórios alterados no síndrome de obstrução das vias aéreas periféricas para além dos identificados; verificar se existem diferenças entre os géneros na alteração dos parâmetros ventilatórios.
Metodologia: Estudo descritivo observacional e retrospetivo. Dados recolhidos de uma base de dados da Unidade de Fisiopatologia Respiratória do Hospital Pulido Valente, num total de 71 indivíduos, dos quais 52 do género feminino (73,2%). Foram incluídos neste estudo os indivíduos com alterações ventilatórias compatíveis com este síndrome, com idade superior a 18 anos. Os estudos funcionais respiratórios foram realizados de acordo com as normas publicadas pela American Thoracic Society/ European Respiratory Society, 2005.
Resultados: Identificaram-se outros parâmetros alterados neste síndrome - débitos expiratórios forçados a diferentes níveis da capacidade vital (FEF 25% - 75%) em ambos os géneros.
Existiram diferenças significativas entre os géneros nos valores de dois parâmetros ventilatórios analisados: relação volume expiratório máximo no primeiro segundo e capacidade vital forçada (FEV1/FVC) e relação entre volume residual e capacidade pulmonar total (VR/TLC).
Conclusão: Verificaram-se alterações em parâmetros ventilatórios e diferenças entre os géneros nos parâmetros avaliados, que necessitam de serem confirmadas em estudos com amostras de maiores dimensões.
Ana Filipa Pinheiro
ESSCVP
Liliana Raposo
ESSCVP, Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital Pulido Valente