Impacto da diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2 na doença cardiovascular e a sua avaliação por eco-doppler codificado a cores
Código: SS-137
- Data: 16/01/2015 00:00:00
Resumo:
A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicémia, resultante de defeitos na secreção e/ou ação de insulina. A cronicidade da hiperglicémia nesta doença está associada a danos a longo-termo, disfunção e falência de diversos órgãos, nomeadamente coração e vasos sanguíneos. A duração e tipo de DM desempenham um papel muito importante nas complicações cardiovasculares da DM, nomeadamente doença cerebrovascular, doença coronária e doença vascular periférica. Diversos estudos dão ênfase à capacidade diagnóstica da ultrassonografia, pela sua elevada sensibilidade e especificidade na doença vascular.
Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica na PubMed, Medline, Web of Science e b-On, usando as seguintes palavras-chave: diabetes mellitus type 1, diabetes mellitus type 2, stroke, coronary artery disease, peripheral vascular disease, ultrasonography doppler.
Pretende-se com o presente artigo descrever o impacto da DM na doença cardiovascular e a aplicabilidade da ultrassonografia na avaliação do risco cardiovascular.
Fátima Soares
Laboratório de Hemodinâmica Cerebral, Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar Lisboa Norte