Angiografia por ressonância magnética: técnicas e práticas na rotina radiológica
Código: SS-70
- Data: 28/03/2012 00:00:00
Resumo:
Atualmente em ressonância magnética (RM) dispomos de três técnicas angiográficas: a técnica tempo de voo (Time of Flight – TOF), a técnica contraste de fase (Phase Contrast – PC) e a angiografia por RM (angio-RM) com contraste de gadolínio.
As técnicas tempo de voo e contraste de fase são muito sensíveis ao fluxo sanguíneo. Esta propriedade é aproveitada para gerar o contraste da imagem. A angio-RM com contraste de gadolínio, proporciona imagens com uma base física semelhante à angiografia convencional.
Neste trabalho, através de revisão bibliográfica, pretendemos apresentar as vantagens e desvantagens dos diferentes métodos de angio-RM, assim como a técnica mais adequada para cada situação clínica.
A técnica TOF 3D está indicada no estudo dos vasos arteriais intracranianos e a TOF 2D dos vasos do pescoço. As técnicas PC estão reservadas para o estudo do sistema venoso intracraniano. A angio-RM com contraste de gadolínio apresenta bons resultados no estudo dos vasos do pescoço e vasos abdominais.
Manuel Valentim
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa