Comparação das vias de acesso arterial radial e femoral em cateterismo cardíaco
Código: SS-49
- Data: 19/03/2011 00:00:00
Resumo:
Introdução: A via de acesso radial tem vindo a ser apresentada como tendo algumas vantagens relativamente à artéria femoral. Este estudo tem como objectivo comparar as vias de acesso arterial radial e femoral, para a realização de cateterismo cardíaco, descrevendo as suas diferenças e evidenciar possíveis vantagens de uma em relação à outra, relativamente à duração do cateterismo, tempo de fluoroscopia, quantidade de contraste e complicações vasculares.
Material e Métodos: Tratou-se de um estudo observacional analítico e retrospectivo. Neste estudo foram incluídos todos os doentes que realizaram cateterismo cardíaco por via radial e femoral num Hospital da região da grande Lisboa entre Janeiro e Dezembro de 2008. A amostra em estudo é composta por 1400 doentes.
Resultados: A duração do procedimento foi de 40 ± 60 minutos através da via de acesso arterial radial e de 38 ± 25 minutos (p>0,05) para a femoral, e o tempo de escopia foi de 8,73±7,47 minutos vs 8,45±7,44 minutos (p<0,05), radial versus femoral, respectivamente. A quantidade de contraste usado quando a via de abordagem era radial foi 162,67±85 ml, enquanto que quando utilizada a via de abordagem femoral foi de 160,81±83 ml (p>0,05).
Conclusão: Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre a via de acesso arterial radial e femoral, relativamente à duração de procedimento e à quantidade de contraste. No entanto, verificou-se que existem diferenças estatisticamente significativas no tempo de escopia, revelando-se favorável para a via de acesso femoral. Não foi possível analisar diferenças quanto às complicações devido à falta de dados.
Maria Margarida Guedes
ESSCVP
Ernesto Pereira
ESSCVP, Unidade de Cardiologia de Intervenção do Hospital Garcia de Orta
Nuno Raposo
ESSCVP, Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E., Hospital de Santa Cruz