Hipercapnia diurna em doentes com síndrome de apneia obstrutiva do sono
Código: SS-48
- Data: 07/03/2011 00:00:00
Resumo:
Introdução: A síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) induz uma série de alterações fisiopatológicas, entre elas, a hipercápnia diurna. A hipercápnia diurna associada à SAOS é particularmente comum em indivíduos obesos. A patogénese da hipercápnia diurna pode estar directamente associada à existência de SAOS, no entanto, apenas alguns destes doentes apresentam esta condição.
Objectivo: Avaliar a presença de hipercápnia diurna em doentes com SAOS.
Metodologia: Estudo prospectivo e quantitativo do tipo correlacional. Amostra constituída por 30 indivíduos de ambos os géneros que realizaram polissonografia convencional e gasometria arterial diurna e tinham o diagnóstico de SAOS.
Resultados: Apesar de as diferenças não terem sido estatisticamente significativas, os doentes com hipercápnia diurna tinham uma média de idades superior, eram mais obesos, tinham um índice de distúrbio respiratório e um índice de apneia/hipopneia mais elevado que os doentes normocápnicos.
Conclusões: Os resultados desta investigação apontam para uma prevalência de hipercápnia diurna em doentes com SAOS de 13%, no entanto, este estudo não permitiu estabelecer um nexo de causalidade entre a SAOS e a hipercápnia diurna.
Raquel Barros
ESSCVP, 2Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital Pulido Valente
Cristina Canhão
ESSCVP, Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital Pulido Valente
Nuno Raposo
ESSCVP, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental - Hospital de Santa Cruz