Efectividade de um plano de propriocepção do tornozelo no futsal – Estudo de caso
Código: SS-36
- Data: 21/07/2010 00:00:00
Resumo:
Introdução: A estabilidade resulta na capacidade de manter uma posição angular adequada dos segmentos no cumprimento de um objectivo motor, na integração dos componentes articulares passivo e activo. O treino proprioceptivo permite o incremento deste processo de integração.
Objectivo: Verificar a efectividade de um programa de treino proprioceptivo para o aumento da estabilidade articular do tornozelo.
Metodologia: Uma atleta de Futsal (24 anos) efectuou o teste de salto unipodal horizontal calculando-se a variação angular medio-lateral do tornozelo e comprimento do salto. Foi realizada uma grelha de observação qualitativa, complementando a avaliação. As medições foram realizadas antes e após a aplicação do programa de treino proprioceptivo durante duas semanas num total de quatro treinos.
Resultados: Registaram-se melhorias nos dois tornozelos, tendo o tornozelo esquerdo alcançado melhor desempenho no salto horizontal e o direito, na diminuição da variação médio-lateral.
Conclusão: Estratégias de intervenção contemplando treino proprioceptivo parecem conduzir a um aumento de estabilidade e desempenho do objectivo motor.
Ricardo Barbosa
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
Sérgio Nuno
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
Carolina Pereira
Clube Recreativo dos Leões de Porto Salvo
Tiago Atalaia
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
Sandra Alves
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa