O papel da Ultrassonografia Transcraniana no diagnóstico da doença de Parkinson
Código: SS-31
- Data: 30/04/2010 00:00:00
Resumo:
Introdução: A doença de Parkinson (DP) ou mal de Parkinson, é uma patologia que ocorre devido à degradação progressiva das células nervosas secretoras de dopamina nos gânglios da base, que controlam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para o controlo dos movimentos musculares. Apresenta várias características: tremor em repouso, lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular.
Estes sintomas desenvolvem-se quando são danificadas/destruídas células nervosas na região do cérebro designada por substância negra (SN).
A aplicação da Ultrassonografia Transcraniana (UT) no estudo da SN nestes doentes tem surgido com um interesse crescente, nos últimos anos.
Objectivo: O objectivo do presente artigo é descrever a importância e aplicabilidade da UT no diagnóstico e follow-up do doente com doença de Parkinson.
Método: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica na PubMed / Medline e Embase direccionada essencialmente aos artigos publicados entre 1999 e 2010, utilizando as palavras-chave Parkinson''s Disease, Transcranial Sonography, Brainatem, Substantia Nigra, Hyperecogenicity, Essential Tremor.
Resultados e Discussão: Foram seleccionados 236 artigos, dos quais 16 atenderam aos critérios para inclusão, referindo todos eles o aumento da hiperecogenicidade da SN superior a 0.25 cm2 como achado sugestivo de Doença de Parkinson Idiopática (DPi).
Conclusão: Embora existam muitos estudos científicos sobre a doença de Parkinson, ainda não se conhece totalmente a sua etiopatogenia. A ecogenicidade aumentada da SN, determinada pela UT, é característica da DPi e pode ser encontrada em cerca de 90% destes doentes.
A UT surge como uma técnica não-invasiva, de baixo custo e fácil implementação no diagnóstico da DP. O seu uso rotineiro na prática clínica poderá permitir um diagnóstico e uma decisão na estratégia terapêutica mais precoce da doença.
Fátima Soares
S. Neurologia Hosp. Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte EPE
Felicidade Vital
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa