Alterações cinemáticas decorrentes da motivação e presença de alvo – O caso do Gyaku Tsuki.
Código: SS-16
- Data: 21/10/2009 00:00:00
Resumo:
Enquadramento teórico: A adaptação do ser humano aos diferentes tipos de ambiente em que se pode desenvolver uma determinada tarefa motora é fundamental para o desenvolvimento de novas estratégias de percepção e acção.
Objectivo: Ponderar sobre a influência do alvo e da motivação verbal nas alterações cinemáticas durante a execução do gyaku tsuki na postura inicial de zendkutsu dachi.
Metodologia: Um executante masculino (idade 20 anos, 1º dan) realizou a técnica de gyaku tsuki em quatro ambientes distintos: treino sem motivação e sem alvo; treino com motivação sem alvo; treino com alvo sem motivação e treino com alvo e motivação. Para observar o comportamento motor do ponto de vista cinemático, utilizou-se uma câmara de vídeo com velocidade de captura de 25Hz. As gravações obtidas foram digitalizadas de forma a criar um modelo biomecânico para o cálculo da variação angular através da aplicação do produto escalar.
Resultados: Foram registadas alterações cinemáticas no ambiente treino com alvo e motivação, em relação ao ambiente sem alvo ou motivação, nomeadamente no aumento da flexão do membro inferior de apoio e flexão do cotovelo do lado da mão de ataque.
Conclusão: A ausência do alvo e motivação durante o treino parece reproduzir um comportamento motor diferente daquele que ocorre num ambiente mais próximo do combate, pela introdução do alvo e motivação. Este facto poderá contribuir para uma diminuição do desempenho do atleta colocando-o com maior predisposição à ocorrência de lesões.
João Pinto
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
Tiago Atalaia
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
Ricardo Pedro
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa