Estudo de caso – A decisão do utente na escolha de tratamento em situação de radiculopatia lombar
Código: SS-215
- Data: 13/03/2019 00:00:00
Resumo:
Objetivo: Reportar caso de utente com radiculopatia de S1 por hérnia discal lombar L5-S1, com indicação para cirurgia, tratada com abordagem conservadora por decisão do utente.
Método: Estudo de caso, com follow-up de um ano. Os instrumentos de avaliação foram Escala Numérica da Dor (END), Oswestry Disability Index (ODI), Brief Symptom Inventory (BSI), Patient Global Impression of Change Scale (PGICS), teste muscular manual (TMM) e Straight Leg Raise (SLR).
Resultados: Após tratamento de fisioterapia registou-se: diminuição da intensidade da dor lombar e na dor irradiada para membro inferior esquerdo; melhoria no teste muscular dos gastrocnémios e solear à esquerda (grau 4/5); teste SLR à esquerda negativo; o ODI diminuiu para 10%; na BSI melhoria nos domínios da ansiedade e obsessões-compulsões; e na PGICS obteve-se valor máximo de 7. No follow-up de um ano obteve-se ausência de dor irradiada com 0/10 na END, recuperação total da força muscular com grau 5/5 no TMM e ODI com valor de 2%.
Conclusão: A decisão do utente sobre a escolha do seu tratamento é relevante e, neste caso em específico, a escolha pelo tratamento conservador resultou numa melhoria dos outcomes.
Jessica Margarido
Fisioclem
Henrique Relvas
Hospital Cruz Vermelha Portuguesa
João Casaca-Carreira
ESSCVP